A Melhor Postura para Dirigir: Dicas Essenciais

Saiba como manter a postura correta ao volante para garantir sua segurança e conforto.

Na correria do dia a dia, muitas vezes nos acomodamos de qualquer jeito ao entrar no carro, ligamos o veículo rapidamente e saímos dirigindo. Na autoescola, aprendemos a ajustar os espelhos e o banco do carro, mas e a nossa postura? Você já se perguntou sobre isso?

Manter uma boa postura ao dirigir é fundamental não apenas para um bom fluxo no trânsito, mas também para a segurança do motorista e dos passageiros. O ângulo do banco, por exemplo, ajuda o condutor a ter a força necessária nos braços para desviar com agilidade de um buraco ou até mesmo evitar um atropelamento. Além disso, a postura correta pode impactar positivamente a sua saúde.

Abaixo, separamos algumas dicas de postura para dirigir. Confira:

Cabeça

Posicione a cabeça corretamente no encosto do banco, de modo que a linha dos olhos fique na metade do encosto. Isso ajuda a prevenir dores musculares no tronco e também o “efeito chicote”, que ocorre quando a cabeça é movimentada bruscamente para frente e para trás durante uma colisão traseira, provocando torcicolo e luxações nas vértebras.

Coluna

A coluna deve estar totalmente em contato com o encosto do banco. O ângulo mais indicado é entre 100 e 120 graus, respeitando a curvatura lombar. Evite ficar totalmente reto de forma forçada, pois isso pode tensionar os músculos e causar desconforto. A dica é usar uma almofada entre a lombar e o encosto para preencher o espaço vazio.

Braços

Evite deixar os braços muito esticados, pois isso pode causar dores nos ombros e no pescoço. O correto é manter os cotovelos dobrados em um ângulo de 120º, com as mãos no volante e os ombros encostados no banco.

Mãos

As duas mãos devem estar firmes no volante. Imagine que o volante é um relógio e suas mãos são os ponteiros. O ideal é que suas mãos “façam” o horário 10:10 no volante, proporcionando mais liberdade para conduzir o veículo em casos de emergência e evitando dores nos braços.

Pernas

Evite esticar totalmente as pernas para alcançar os pedais. Para regular a distância entre o banco e o painel, pressione a embreagem até o fundo, de modo que o joelho fique levemente flexionado. Isso ajuda a evitar dores nas pernas e na coluna.

Pés

Os pés também precisam estar em uma posição confortável. Em descanso, o pé deve ficar totalmente em contato com o chão do carro, aliviando a tensão dos músculos. Para manter a estabilidade dos pés, apoie os calcanhares no assoalho durante a viagem.

Essas foram muitas dicas, não é mesmo? Temos certeza de que, após ler este texto, você levará mais a sério a questão de manter a postura correta ao dirigir. Boa viagem!